26/10/2009

A propósito dos 72 nomes de Deus, segundo a kabbalah...


Marina colocou os 72 nomes de Deus (em vídeo) na homepage. «Fiz questão de ter essa seção no site», ela escreve. Sorrio branda, condescendente até. Conheço bem o jeito: tinhosa... Se fez 'questão' tenho a certeza que ninguém a convenceria do despropósito da ideia. «Faço Cabala há anos, e sei do bem que essa sabedoria pode nos trazer». Sorrio, uma vez mais, diante dessa quase inocência de 'loba dadivosa', absolutamente crente que está a colocar ao alcance dos visitantes uma chave para a felicidade.
Sinto vontade de lhe perguntar agora: quem é que aqui, afinal de contas, é «Criança», hein?!... Ao invés, vou sustentando com toda a guelra a opção que, especialmente aqui em Portugal, parece demasiado bizarra aos olhos da crítica. Se estivesse por perto, Mazzola certamente iria alertar para as resistências que essa imagem esotérica, culturalmente descontextualizada, poderia criar entre «o público do país irmão»... Ainda que fosse,  imagino facilmente a impertinência continuando a falar mais alto. Sei que nem por isso Marina desistiria da ideia. A sorte é que, por cá, nem tanta gente assim procura o site, até porque Marina nunca esteve no grupo de excursionistas regulares do Coliseu e afins.
Na sequência, termina escrevendo: «as coisas vão melhorar». Sorrio. Lobas não mudam, é um facto. Por mais... dadivosas. Escuto-lhe, ainda e sempre, a voz daqui:  'eu espero acontecimentos'.

(... )

# Fui pesquisar ao de leve. Segundo a Cabala, contemplar estas combinações de letras muda a nossa energia na direcção que possamos necessitar. Cada nome é composto por três letras de um alfabeto antigo,  o Aramaico, e cada um desses nomes tem um sentido e uma conjugação diferente, que se coaduna com as diversas situações na vida que, como Marina lembra, «volta e meia, temos que enfrentar ou reforçar». A escolha deve, portanto, ser feita de acordo com o estado de espírito. Depois é focar a atenção no grafismo, «escaneando várias vezes e meditando nele». Se Marina e a Cabala tiverem razão: as coisas vão melhorar!...

Archives

Copyright © 2003-2012 M.C.. [all rights reserved]. Com tecnologia do Blogger.
| Top ↑ |