29/10/2009

Saudação ao Sol -Surya Namaskar

A Saudação (Namaskar) ao Sol (Surya) é a invocação da fonte de vida, calor e luz do planeta, símbolo de sabedoria e  conhecimento. Prestar reverência ao Sol equivale, neste sentido, a entrar em sintonia com o ciclo da natureza e, como tal, a harmonia que preside ao Universo e reside no centro de todas as coisas.


Surya Namaskar é uma sequência dinâmica de 12 asanas (isto é, movimentos ou posições), cada uma representando uma das 12 posições do zodíaco (e aludindo também às doze posições dos ponteiros do relógio).

Cada asana tem um significado que deve ser compreendido e interiorizado durante a sua execução. É por isso que a cada asana que se descreve deve ser pronunciado o mantra correspondente. A cadência depende do ênfase que se quer colocar em cada elemento simbólico envolvido na sequência e correspondente dimensão interior que se pretende desenvolver. O Surya Namaskar deve ser executado sincronizando a respiração com os asana energiza todos os chakras, mas especialmente o Manipura Chakra.
A respiração é sincronizada com os movimentos. 
Pode ser praticado a qualquer hora do dia, mas especialmente ao nascer do Sol.
A trindade hindu Brahma, Vishnu e Shiva simbolizam três aspectos da vida: criação, manutenção e destruição e estão diretamente relacionados com o movimento diário do Sol. Brahma, o criador, é simbolizado pela madrugada e ao momento em que o sol nasce e começa o ciclo diurno. Vishnu, o mantenedor é simbolizado pela luz do dia e especialmente a luz do meio dia. Shiva, o destruidor, é simbolizado pelo pôr-do-sol. Ainda que o sol se esconda para nós, isso é uma ilusão, pois o sol continua brilhando, ele é sempre brilhante assim como nosso Ser, que é consciência que é sempre existente.
Ao nascer e ao pôr-do-sol as forças de escuridão e luz acalmam e harmonizam-se, Ida e pingala emergem e produzem a força do susumna nadi. Surya namaskar aumenta o fluxo da energia sutil no corpo e desimpede as nadis.

Sequência dos 12 asanas (movimentos ou posições):
  1. Pranamasana - postura da prece
  2. Hasta Utthanasana - postura dos braços elevados
  3. Padahastasana - postura de flexão para frente
  4. Ashwa Sanchalanasana - posição equestre
  5. Parvatasana - postura da montanha
  6. Ashtanga namaskara - saudação (prostração) de oito pontos
  7. Bhujangasana - postura da serpente
  8. Parvatasana - postura da montanha *
  9. Ashwa Sanchalanasana - Postura eqüestre *
  10. Padahastasana - postura de flexão para frente *
  11. Hasta Uttanasana - postura dos braços elevados *
  12. Pranamasana - postura da prece *
(* Posturas repetidas, agora na seqüência de retorno a posição nº 1)

Simbolismo de cada um dos 12 movimentos ou posições:
  1. Pranamasana - Sintonia com o Sol, prece, invocação. Chakra Anahata (altura do coração).
  2. Hasta Uttanasana - Trazer para dentro de si a energia do sol que acabou de nascer, pela respiração e por todos os poros da pele. Chakra Vishudda (altura da garganta e nuca).
  3. Padahastasana - Introspecção necessária para levar adiante os deveres diários. Essa introspecção se contrapõe a extroversão excessiva que é característica da nossa vida diária. Aquí olhamos para dentro buscando inspiração e respostas para os problemas diários. Chakra Svadhisthana (altura do coccix).
  4. Ashwa Sanchalanasana - Aquí focamos o Ajna Chakra e buscamos poder e coragem para encararmos de frente os problemas da vida diária. A auto confiança aparece quando olhamos para dentro e fazemos contato com o nosso guia interno, Ajna Chakra, que nos dá a inspiração e intuição. Chakra Ajna (ponto entre os olhos).
  5. Parvatasana - Introspecção e o ceder de si mesmo para o mundo. Chakra Vishudda (garganta e nuca).
  6. Astanga Namaskara - Representa a energia no seu limite mais baixo. O sol está na sua extremidade (meio dia ou meia noite) e o homem está no seu período mais vulnerável pois é o período de inércia, ou tamas, quando a maior parte das pessoas sentem a necessidade de descanso ou sono. Aquí é a entrega completa do homem ante o poder do sol do meio-dia ou da meia-noite. Chakra Manipura (altura do umbigo).
  7. Bhujangasana - Representa o acordar do homem do seu sono, o nascer do conhecimento, o acordar da energia vital rajásica de dentro da inércia de tamas. Quando a serpente, representando a sabedoria, se eleva, o homem inicia a subida para o estado espiritual e sattivico equilibrado. Chakra Svadhisthana (altura do coccix).
  8. Parvatasana - Introspecção e o ceder de si para o mundo. Chakra Vishuddi (altura da garganta e nuca).
  9. Ashwa Sanchalanasana - Desenvolvimento do poder, coragem e auto-confiança que aparece quando olhamos para dentro e fazemos o contato com o nosso guia interno no Ajna Chakra (ponto entre as sobrancelhas).
  10. Padahastasana - Instrospecção e olhar para dentro buscando inspiração e respostas para os problemas da vida diária. Chakra Svadhisthana (coccix).
  11. Hasta Utthanasana - Inspirar o poder e a energia do sol. Chakra Vishudda (garganta e nuca).
  12. Pranamasana - Sentir o sol dentro de si, sentir-se iluminado, conhecedor de si como não diferenciado do criador, e integrado a tudo e a todos. Chakra Anahata (altura do coração).
Surya Mantra a pronunciar em cada um dos respectivos 12 movimentos ou posições:
  1. Salutations de Om Mitraya Namaha ao sol, amigo
  2. Salutations de Om Suryaya Namaha a ele que é fonte da atividade.
  3. Salutations de Om Ravaya Namaha a ele que brilha
  4. Salutations de Om Bhanave Namaha a ele que illumines
  5. Salutations de Om Marichaya Namaha a ele que é símbolo da beleza
  6. Salutations de Om Khagaya Namaha a ele que voa altamente como um pássaro
  7. Salutations de Om Hiranya Garbhaya Namaha a ele que é o criador de tudo
  8. Salutations de Om Arkaya Namaha a ele que é praiseworthy
  9. Salutations de Om Savitarya Namaha a ele que é mãe e pai
  10. Salutations de Om Pushne Namaha a ele que nos eleva todos
  11. Salutations de Om Adityaya Namaha ao filho de Aditi
  12. Salutations de Om Bhaskarya Namaha a ele que dá o enlightenment

Archives

Copyright © 2003-2012 M.C.. [all rights reserved]. Com tecnologia do Blogger.
| Top ↑ |